segunda-feira, 22 de março de 2010

Trabalho de Ciências: Cinemática

Trabalho de Ciências: Cinemática

Cinemática (do grego κινημα, movimento) é o ramo da Física que se ocupa da descrição dos movimentos dos corpos, sem se preocupar com a análise de suas causas (Dinâmica). Geralmente trabalha-se aqui com partículas ou pontos materiais, corpos em que todos os seus pontos se movem de maneira igual e em que são desprezadas suas dimensões em relação ao problema.
Referencial -Trata-se de um ponto de referência S em relação ao qual é definido o vetor posição do corpo em função do tempo. Este vetor nos fornece a posição do corpo em um dado instante t. Assume-se geralmente como origem do sistema de coordenadas a posição do corpo no instante inicial t0. Este instante é escolhido arbitrariamente; para fins práticos pode-se dizer que é o instante em que se dispara o cronômetro para a análise do fenômeno.
Trajetória - Um corpo, em relação a um dado referencial S, ocupa um determinado ponto P em um dado instante t. Chama-se de trajetória ao conjunto dos pontos ocupados por um corpo ao longo de um intervalo de tempo Δt qualquer.
Deslocamento - É o vetor resultante da subtração do vetor posição final pelo vetor posição inicial :

É importante notar que o deslocamento é de natureza vetorial, ou seja, são consideradas sua posição, direção e sentido. Em certos casos, porém, como em uma corrida de fórmula 1, é mais interessante trabalhar apenas com a distância percorrida ΔS, que é o comprimento da trajetória realizada. do fator 1 em consequencia da resolução dos segmentos.


Cinemática

Conclusão:
Cinemática é o estudo dos movimentos dos corpos sem a preocupação com as suas causas, basicamente a cinemática e o primeiro passo da física, ou seja, você tem que saber o que é cinemática. Na cinemática trabalha-se com partículas e pontos materiais
Os conceitos iniciais da cinética são referencial (Trata-se de um ponto de referência S em relação ao qual é definido o vetor posição do corpo em função do tempo.), trajetória (Um corpo, em relação a um dado referencial S, ocupa um determinado ponto P em um dado instante t.)e deslocamento(É o vetor resultante da subtração do vetor posição final pelo vetor posição inicial ).Procura-se tambem saber as formas geometricas que um corpo faz em seu trageto.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinem%C3%A1tica

Trabalho de Historia: O Brasil e o Café

O Brasil e o Café



Café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína — geralmente 80 a 140 mg para cada 207 mL dependendo do método de preparação.

Em alguns períodos da década de 1980, o café era a segunda commodity mais negociada no mundo por valor monetário, atrás apenas do petróleo. Este dado estatístico ainda é amplamente citado, mas tem sido impreciso por cerca de duas décadas, devido a queda do preço do café durante a crise do produto na década de 1990, reduzindo o valor total de suas exportações. Em 2003, o café foi o sétimo produto agrícola de exportação mais importante em termos de valor, atrás de culturas como trigo, milho e soja.

A história do café começou no século IX. O café é originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa. Mas, ao contrário do que se acredita, a palavra "café" não é originária de Kaffa — local de origem da planta —, e sim da palavra árabe qahwa, que significa "vinho", devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe.

Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.

O conhecimento dos efeitos da bebida disseminou-se e no século XVI o café era utilizado no oriente, sendo torrado pela primeira vez na Pérsia.
Na Arábia, a infusão do café recebeu o nome de kahwah ou cahue (ou ainda qah'wa, do original em árabe قهوة). Enquanto na língua turco otomana era conhecido como kahve, cujo significado original também era "vinho". A classificação Coffea arabica foi dada pelo naturalista Lineu.

O café no entanto teve inimigos mesmo entre os árabes, que consideravam suas propriedades contrárias às leis do profeta Maomé. No entanto, logo o café venceu essas resistências e até os doutores maometanos aderiram à bebida para favorecer a digestão, alegrar o espírito e afastar o sono, segundo os escritores da época.

Café no Brasil

Conclusão:
O café na década de 1980 era um dos produtos de maior exportação, só perdia para o petróleo. No Brasil praticamente todos os grandes fazendeiros plantavam café, por seu grande consumo e procura para exportação, no Brasil só se plantava café mais com que eles não contavam era com a crise de 1990 e baixou bruscamente o valor do café para os fazendeiros não tivessem prejuízos o governo comprava muito café e colocava em grandes tubos de cimento como não tinha mais espaço o governo decidiu utilizar o café como combustivo para trem então surgiu à famosa Maria fumaça que por onde ela passava deixava um forte cheiro de café, antigamente diziam que algumas cidades de São Paulo fediam o café de tão forte era o cheiro.
Ate hoje a principal bebida de muitos brasileiros é o café.



Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caf%C3%A9#Lavoura_de_caf.C3.A9_no_Brasil
http://jornale.com.br/outrossabores/wp-content/uploads/2009/12/cafe-graos.jpg

Trabalho de Artes: Modernismo

MODERNISMO


Tarsila - Antropofagia

Modernismo
Chama-se genericamente modernismo (ou movimento moderno) o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX. Apesar de ser possível encontrar pontos de convergência entre os vários movimentos, eles em geral se diferenciam e até mesmo se antagonizam.

O movimento moderno baseou-se na idéia de que as formas "tradicionais" das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e criar no lugar uma nova cultura. Esta constatação apoiou a idéia de reexaminar cada aspecto da existência, do comércio à filosofia, com o objetivo de achar o que seriam as "marcas antigas" e substituí-las por novas formas, e possivelmente melhores, de se chegar ao "progresso". Em essência, o movimento moderno argumentava que as novas realidades do século XX eram permanentes e iminentes, e que as pessoas deveriam se adaptar a suas visões de mundo a fim de aceitar que o que era novo era também bom e belo.

A palavra moderno também é utilizada em contraponto ao que é ultrapassado. Neste sentido, ela é sinónimo de contemporâneo, embora, do ponto de vista histórico-cultural, moderno e contemporâneo abranjam contextos bastante diversos.


História da Arte 15 - Modernismo Brasileiro

Conclusão:
No que eu entendi de uma forma resumidamente, o modernismo nada mais é que uma forma de pensamento moderno que quis mostrar basicamente que não tem uma forma certa “tradicional” da arte em todos os aspectos, o modernismo mostra que essa forma de pensamento já é ultrapassada.O modernismo queria de certa forma abrir os olhos daqueles que só achavam que era uma verdadeira arte tudo que era perfeito (os traços físicos, os mínimos detalhes de um lugar, etc.), entretanto com o surgimento do modernismo abriu portas para novas formas desiguais era uma forma mais moderna que surgiu na primeira metade do século XX deixando a perfeição um pouco de lado.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo
http://filosofojr.files.wordpress.com/2008/08/modernismo_abaporu.jpg